Os benefícios de usar o e-commerce em seu negócio são muitos. Mas antes de saber quais são, é útil conhecer o forte avanço desse tipo de negócio no mercado atual. Um estudo da ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) mostrou que só em 2020, o comércio eletrônico cresceu 18% em relação a 2019, com um faturamento de 106 bilhões de reais.
Outro estudo, realizado pela Forbes em 2018, descobriu que o Brasil é um dos 10 principais países com maior receita de comércio eletrônico por trabalhador. Logo atrás dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, China, Espanha, Itália e México.
Por isso, percebemos que o e-commerce é uma grande oportunidade de crescimento para o seu negócio, pois oferece maior potencial de vendas e, portanto, melhor retorno financeiro. Agora que você já entendeu como esse mercado é lucrativo e promissor, vamos ver quais são os principais benefícios desse mercado para você:
1 – Gestão fácil:
Ao contrário do negócio físico, onde você precisa gastar muito tempo para o negócio gerar renda e assim ganhar dinheiro, no e-business você inicia sua loja virtual e faz sua primeira venda em poucas horas, graças ao seu provedor de plataforma. como: Bandeja, Dooca Commerce, Loja Integrada e NuvemShop. Porque os provedores de plataforma permitem que você escolha o modelo pronto para uso que se adapta à sua loja. Portanto, isso possibilita agendar uma comparação, caso seja necessário recomeçar. Depois de escolher o template, gaste apenas algumas horas para deixar o site do jeito que você quer!
2 – Baixo investimento inicial:
Na grande realidade dos pequenos negócios, eles não têm muito dinheiro para investir em seus negócios. Assim, eles acabam sem conhecimento. Agora no e-commerce, para iniciar sua loja virtual, você precisará fazer um investimento inicial menor, comparado a uma loja física, (se você colocar no papel você descobrirá quase 80% menos). E mesmo com taxas mensais da plataforma, esse dinheiro pode ser quitado rapidamente, tornando-se assim um negócio autossustentável em pouco tempo!
3 – Acesso ao mercado:
Ao utilizar um bom CRM (gestão de relacionamento com o cliente), você poderá ter uma gestão completa e integrada da sua loja virtual. Você também pode informar ao visitante quantos minutos faltam para sua mercadoria, aumentando a pressão para fechar o negócio. Porque se a procura for alta, o hóspede pode sair da oferta, ajudando assim o usuário a tomar uma decisão rápida.
4 – Sem limites:
Não há dúvida de que esta é a principal vantagem de quase todos no comércio eletrônico, não há barreiras regionais. Porque você pode vender para alguém que mora na sua região e para alguém que mora do outro lado do mundo. Além disso, com uma loja 100% digital, fica fácil criar uma franquia em outro estado e até em outro país, dessa forma, se traduzirá em uma chance maior de ganhar tanto interna quanto externamente o Brasil. 5 – Forma de pagamento:
À medida que o mercado de e-commerce se desenvolve, muitas opções estão surgindo gradativamente para melhorar a experiência do cliente na loja virtual. Isso inclui a oferta de vários métodos de pagamento. Ao investir seu negócio, você dá a diferentes clientes, da linha da linha do nosso cartão (pagamento do sexto pagamento). Isso fará um mercado mais alto. 6 – Facilidade de rastreamento de clientes:
Mesmo nas informações do seu próprio negócio, você também pode ver detalhes sobre o perfil do seu cliente. Isso se deve ao comportamento de quem visita seu site, por exemplo, você pode saber:
Qual o melhor horário para acessar seu site;
Em que época do ano as vendas aumentam;
Quais produtos os visitantes mais procuram;
Quais botões são pressionados com mais frequência;
Vários veículos abandonados;
Número de visitantes do site;
Apenas uma quantidade comprada;
Taxa de conversão do site;
O valor do ticket médio de vendas, entre outros dados importantes para melhorar sua campanha. 7 – Horário de funcionamento:
Ao contrário das lojas físicas que possuem horário de funcionamento, as lojas online funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana, para que seus clientes não precisem se preocupar com o horário de funcionamento de sua loja, pois podem comprar a qualquer hora do dia. , de manhã a madrugada. Dessa forma, você beneficia tanto você, o proprietário da empresa quanto seus clientes.
8 – Links para outros canais:
Comparado a uma loja física, onde é difícil fazer com que as pessoas entrem em sua rede social, visitem seu blog ou utilizem qualquer outro canal digital do seu negócio, no e-commerce é muito mais fácil, pois integra-se com o ambiente virtual. . Porque tudo o que você precisa fazer é colocar alguns ícones de publicidade e dar ao visitante para seguir sua loja virtual, pois com apenas um clique, eles já estão lá. Esse simples fato cria um vínculo de confiança entre a empresa e seus consumidores. E isso aumentará ainda mais as chances de vendas.